domingo, 10 de outubro de 2010

Mão Numero 1 - Exercícios - RunToPro Poker Blog


Hey pessoal,
Conforme eu havia falado, chegamos à nossa primeira mão do pró Dan Harrington, a qual postarei diretamente com a ação e comentários.
Como as mãos são reais, muitas vezes as ações não serão realizadas de acordo com o recomendado pelo Harrington.
Nessa mão, falaremos sobre como jogar com jogadores agressivos e superagressivos presentes na mesa.
Espero que vcs possam tirar algum proveito ao verem a análise de um pró ganhador de um main event do WSOP.

Mesa:
SB - $120,000
BB - $150,000(Você)
Jogador A - $20,000
Jogador B - $100,000
Jogador C - $125,000
Jogador D - $60,000
Jogador E - $80,000
Jogador F - $250,000
Jogador G(Button) - $110,000
Blinds: $1,500/$3,000 - Ante: $150 - Pote: $5,850

Situação: Instantes finais de um grande torneio. O jogador F é muito forte, um jovem com estilo superagressivo, capaz de jogar quaisquer duas cartas.
Sua mão: A de paus e Q de copas
Ação até você: Os jogadores A e E fogem. O jogador F aumenta para $ 6.000. o pote agora contém $11.850 e o call custa $3.000.

Pergunta:  Você foge, paga ou aumenta?
                Resposta:  Aqui você deve aumentar. Eu recomendo um raise significativo, aproximadamente do valor do pote, entre $12.000 e $15.000. Há muitas razões para esse raise, algumas técnicas e outras psicológicas.
1.       Você tem uma mão de verdade. Não há nenhum mal em aumentar um pote quando suas cartas são fortes.
2.       Você está fora de posição. Se você e o jogador F estiverem no pote, o primeiro a falar em cada rodada subseqüente de apostas será você. Essa é uma grande desvantagem, então é preciso pelo menos fazer uma tentativa de acabar com a mão antes do flop.
3.       É necessário estabelecer um domínio psicológico. Você quer que os jogadores na mesa o temam, mas se não conseguir isso, pelo menos conquiste respeito.
4.       O jogador F é duro e tem estilo superagressivo. Este tipo de oponente é extremamente perigoso. Devido ao fato de que pode estar jogando com quaisquer duas cartas, não há como saber exatamente sua situação depois do flop. No momento você sabe que tem uma boa mão, então faça a jogada. Contra superagressivos é preciso definir a mão rapidamente, ganhe ou perca.

Ação: Você apenas paga. O pote agora contém $14.850.
Flop:  9 de paus, 6 de copas e 5 de ouros
Pergunta: Qual a sua jogada?
                Resposta:  Esse foi um flop ruim para você. Será que também foi ruim para o seu adversário? Contra um oponente que irá jogar com quaisquer duas cartas, quem saberá? Poderá não ter acertado ou estar com um ou dois pares.
                A melhor maneira de contornar essa situação é fazer uma aposta e ver o que acontece. Algumas vezes isso será o bastante para levar o pote. Outras vezes ele dará um raise e você pode simplesmente desistir. Se ele pagar, também estará em maus lençóis, a não ser que tenha muita sorte no turn.
                É preciso jogar de modo a obter informações sobre a mão do oponente com custo mínimo. Se for necessário falar primeiro, apostar é a única maneira de conseguir esta informação. Se você der check e ele apostar, o que você descobriu? Não muito, exceto que você o colocou em uma situação na qual é quase obrigatório apostar, independentemente do que tenha nas mãos, e então ele aposta.
                Seu dilema ilustra porque o raise antes do flop era tão importante. Você errou totalmente o flop e o argumento para apostar ainda é válido. Mas, se tivesse feito o movimento antes do flop, o jogador F teria descartado muitas mãos que poderiam estar ganhando agora.

Ação : Você pede mesa. O jogador  F também. O pote ainda contém $14.850.
                Um jogador agressivo pediu mesa quando podia ter apostado. Desconfie disso.
Turn: 8 de paus.
Pergunta: O que você faz agora?
                Resposta: Você continua não tendo nada, e é mais provável que o jogador F tenha acertado alguma coisa. Afinal, ele apenas de call antes do flop e pediu mesa depois, seu adversário não irá acreditar que você conseguiu montar um jogo de repente. Peça mesa e tente ver a mão de maneira barata até o final.
Ação: Você pede mesa. O jogador também faz isso.
River: 2 de paus
Pergunta: E agora?
                Resposta: Continue pedindo  mesa e torça para que o adversário também faça a mesma coisa.
Ação: Você dá o check e o jogador F aposta $5.000. O que fazer?
                Resposta: Você precisa pagar $5.000 em um pote de quase $20.000. As pot adds são excelentes. Claro que o jogador F sabe disso e lhe deu essa probabilidade, então é provável que você esteja perdendo. Mas, em todo caso, eu pagaria mesmo assim.
Ação: Você paga, o jogador F mostra A de ouros e 8 de espadas e vence com um par de oitos.
                Em retrospecto, podemos ver o que o jogador F estava fazendo. Quando você pagou, mas não aumentou antes do flop, ele provavelmente o colocou em uma mão com cartas altas. Quando você deixou de apostar depois do flop, ele deve ter pensado que suas cartas não incluíam um ás, ele provavelmente teria rei-dama, rei-valete, talvez do mesmo naipe. No turn, ele sabia que seu par de oitos provavelmente era o melhor jogo, e que não conseguiria ganhar muitas fichas nessa mão. Naquele momento decidiu fazer uma aposta menor, que poderia ser interpretada como uma tentativa de roubar o pote e seria paga, tornando-se a melhor chance de ganhar mais algumas fichas.
                Note que a passividade do jogador na sua posição custou-lhe um pote que facilmente poderia ser seu.

Esse exercício faz parte do livro "Harrington no Hold'em – Volume 1", publicado pela Raise Editora.
Para adquirir este e outros livros de poker, acesse http://www.raiseeditora.com/  ou www.cardplayerbrasil.com.
  
vriberti -
RunToPro Poker Blog

2 comentários: